Resenha: Reino das Bruxas: Natureza Sombria - Kerri Maniscalco - Queria Estar Lendo

Resenha: Reino das Bruxas: Natureza Sombria - Kerri Maniscalco

Publicado em 16 de mai. de 2023

Resenha: Reino das Bruxas: Natureza Sombria - Kerri Maniscalco

A sequência de Reino das Bruxas: Irmandade Mística chegou ao Brasil pela Editora Darkside (que cedeu este exemplar em cortesia). Hoje a resenha é pra falar sobre Reino das Bruxas: Natureza Sombria, segundo volume da trilogia da Kerri Maniscalco.

Se gostou dessa história, vai gostar desses livros:

Esta resenha vai conter alguns spoilers do primeiro livro.

Emilia está no inferno. Literalmente. Depois de assinar um contrato para desposar o diabo, esperando encontrar respostas para os enigmas envolvendo o assassinato da irmã gêmea, ela é levada até o inferno pelo Príncipe Ira.

Mas as coisas não acontecem como Emilia imaginava, a começar pela sua estadia no Castelo Ira. Os enigmas também parecem crescer e se multiplicar; visões estranhas do que parece o passado ou o futuro a atormentam, e a iminente chegada de um baile realizado por todos os Perversos parece colocá-la como alvo de um acontecimento grandioso e terrível.

Resenha: Reino das Bruxas: Natureza Sombria - Kerri Maniscalco

Reino das Bruxas: Natureza Sombria é um livro simples. E eu me diverti muito por causa disso!

Sabe quando tudo que você precisa é de uma leitura que não gaste os seus neurônios? É essa série. Esse livro, em particular, é ainda pior que o primeiro, porque parece que a Kerri Maniscalco não sabia o que estava fazendo até a última página. Tudo é muito óbvio, mas propositalmente enigmático para que a Emilia não entenda. Tudo é muito bagunçado, mas organizado quando a trama precisa que seja.

Não parece que esse livro sabia para onde estava indo. E, para a surpresa de todos, isso não me desagradou. Talvez por eu já ter abraçado o fato de que essa série é terrível, no melhor sentido da palavra. Um lixo bom.

Se a raiva do Príncipe Ira era glacial, a minha era um inferno crescente. E não queimaria rápido.

Eu não esperava nada do plot ou da fantasia, então não fui arrastada por um trem quando nada aconteceu ali. Esperava muito do Ira, e ganhei tudo que queria, porque ele segue a melhor coisa que essa série criou. E da Emilia... Bom, já falo disso.

Toda a questão do "por que" ela foi até o inferno é uma balbúrdia sem fim. O plot não se sustenta porque ele dependia de uma única unidade de conversa, coisa que os personagens só fazem nas últimas páginas. Quando o final aconteceu, aliás, eu só conseguia rir, porque é tão idiota e simples, mas é claro que eles complicaram até não poder mais.

A Emilia é com certeza uma das protagonistas mais burras que eu já li. E digo isso tendo me divertido muito com a narração dela.

Resenha: Reino das Bruxas: Natureza Sombria - Kerri Maniscalco

Reino das Bruxas: Natureza Sombria só acontece como acontece porque a sua protagonista é uma toupeira.

"Mas, Denise, você já odiou livros por menos!" sim, eu sei. E volto a dizer: não levei o primeiro livro a sério, não levei esse também. Eu me diverti porque é uma história tosca e carismática, e foi isso mesmo que pedi a deus.

Não vou negar, no entanto, que a Emilia não tenha me frustrado. Era muita burrice por quilômetro quadrado, a ponto de chegar um momento da história e ela se revoltar por uma conclusão que tirou do cu. Ela tem uma informação, e chega a tamanha conclusão que parece prestes a colocar fogo no inferno todo só porque "acha" que entendeu direito.

Ele deve te respeitar muito para amaldiçoar a própria corte.

Considerando tudo que ela fez antes disso, eu esperava um pouco mais de hesitação em concluir coisas. Porque, ô caralho, como tu é burra. A revelação mais bombástica do livro tá na cara desde o livro anterior. Eu acho que até mesmo o personagem que guardava aquele segredo estava se remoendo internamente pela falta de cérebro da Emilia.

Resenha: Reino das Bruxas: Natureza Sombria - Kerri Maniscalco

Por outro lado, o que ela me frustra, o Ira me encanta. Ô desgraçado sarcástico maravilhoso! Como eu amo um personagem como ele, e como ele funciona bem na história. E com a Emilia.

A química entre eles é ótima; poderia ter sido melhor desenvolvido? Sim. Mas a Emilia é uma toupeira, volto a repetir, e não tem como o livro existir se ela não for burra. O que significa que o ship enrosca e anda a trancos e barrancos - mas abraça um pouco mais da atração física e do desejo crescente entre eles, o que rende cenas bem calientes.

"Diga-me..." 
"O quê?" 
"Eu sou o seu pecado favorito."

A partir desse volume, a série da Kerri Maniscalco passa a romance adulto (eu diria um NA, pelas descrições, mas né). Então sim, tem sexo, tem pintos de veludo (Sarah J. Maas manda lembranças) e tudo o mais.

O slow burn é muito bom. Funciona, porque tem aquela faísca de atração sexual e a vontade dos dois de estarem cometendo loucuras na cama, mas eles também se detestam e ficam se bicando como um casal de velhos. A Kerri Maniscalco sabe como segurar a tensão do casal até o melhor ponto possível, e funciona demais pra manter a nossa atenção sobre eles.

Resenha: Reino das Bruxas: Natureza Sombria - Kerri Maniscalco

Reino das Bruxas: Natureza Sombria é um livro vagaroso. Se você conseguir, assim como eu, desapegar e esperar apenas o desenvolvimento de um lixo, então vai gostar da trama. Ela tem uns momentos bons envolvendo os outros Perversos - gosto bastante quando o Inveja aparece porque ele é babaca, mas com um mistério interessante ao seu redor - e o próprio inferno.

Gostei bastante de como a autora criou a configuração do lugar, entre as Casas e os obstáculos terríveis que interceptam os caminhos. Alguns deles até são usados na trama, mas de maneira solta, o que acaba por contribuir para aquele vazio que eu expressei ali em cima. Quando a Emilia quer fazer alguma coisa, parece fácil demais; não parece o inferno.

A edição da Darkside ficou um espetáculo. Eu gostei muito da adaptação da capa, do nome que escolheram pro subtítulo (combina com a jornada da Emilia nessa história) e com o trabalho gráfico num geral.

Em resumo: Reino das Bruxas: Natureza Sombria é um caos. Mas é um caos que me agradou. Eu consigo entender quem sofreu com esse livro (a Luiza do Balaio de Babados que o diga), porque ele é realmente arrastado e bagunçado. Se você aceitar que está lendo um lixo, pode acabar tendo um bom momento com ele.

Sinopse: Depois de vender sua alma para se tornar a Rainha dos Perversos, Emilia viaja até os Sete Círculos com o enigmático Príncipe Ira, onde ela é introduzida ao sedutor mundo dos vícios. Ela jura fazer o que for preciso para se vingar pela adorada irmã, Vittoria. Mesmo que isso signifique aceitar se casar com o Príncipe Orgulho, rei dos demônios. A primeira regra na corte dos Perversos? Não confie em ninguém. Com príncipes que podem te esfaquear pelas costas, palácios luxuosos, convites misteriosos para bailes, e pistas conflitantes sobre quem matou sua irmã gêmea, Emilia se encontra mais sozinha do que nunca. Será que ela pode confiar em Ira, o seu único aliado no mundo mortal... ou ele continua escondendo segredos perigosos sobre a sua verdadeira natureza? Emilia vai ser testada de todas as maneiras possíveis enquanto procura por uma série de objetos mágicos capazes de desbloquear as pistas sobre o seu passado, e as respostas que ela procura...
 
Título original: Kingdom of the Cursed
Autora: Kerri Maniscalco
Editora: Darkside
Tradução: Flávia Souto Maior
Gênero: Fantasia (+16)
Nota: 3


3 comentários:

  1. Anônimo8.3.23

    Gente fghkfgkhgk nem li, mas amei horrores

    ResponderExcluir
  2. Menina eu tô lendo e é triste viu, vim procurar uma resenha que descreva exatamente isso, é um lixo usável, Emília é insulportavel de tosca e chata. Vamos que vamos, vou continuar porque o Irá me fascina.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo14.12.23

    Só estou lendo pelo Ira, Emilia é um porre enorme.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo