Resenha: Nevasca - Queria Estar Lendo

Resenha: Nevasca

Publicado em 22 de abr. de 2023

Resenha: Nevasca

A nova antologia de amores e desencontros escrita pelas autoras de Blackout chegou no Brasil. Lançado pela Editora Seguinte - que cedeu este exemplar em cortesia - Nevasca foi escrito por Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Nic Stone, Angie Thomas, Ashley Woodfolk e Nicola Yoon, e se passa durante um dia de grande nevasca em Atlanta.

Mais histórias de amor para conhecer:

O aviso para a população de Atlanta é de que vai ser um dia de caos. Uma nevasca pesada caiu sobre a cidade, e o governo pede que as pessoas evitem sair às ruas a menos que seja de extrema urgência.

Para Stevie, é. Ela pisou na bola com a namorada, e precisa dar um jeito de consertar antes que seja tarde demais - Sola, o amor da sua vida, deu um ultimato a ela. Para que elas tenham uma segunda chance, Stevie precisa fazer valer esse ultimato.

Por isso, ela pede ajuda de todos os seus amigos e conhecidos a fim de realizar uma grande revolução apaixonada em um lugar marcante para o casal. Acontece que, em meio à neve e ao caos da cidade tão perto do Natal, vai ser mais difícil organizar isso do que parece.

Nevasca tem a mesma pegada de Blackout: são histórias de amor protagonizadas por personagens negros e estão interligadas por um problema climático, e giram em torno dessas poucas horas em que ele está acontecendo. O verão causou um blackout em NY. Aqui, o inverno causou o apocalipse natalino em Atlanta.

O livro mantém em segredo qual autora escreveu qual conto. Diferente de Blackout, no entanto, Nevasca não conseguiu me conquistar. As histórias aconteceram, mas sabe quando falta aquele tempero que rouba corações? Eu senti isso. Só dois casais mexeram comigo no livro todo.

Os contos são todos movidos pela história da Stevie e da Sola. Que é, honestamente, a que mais me causou desgosto. Pura e simplesmente porque a Stevie é uma versão jovem do Sheldon Cooper, e achei o perdão ao que ela fez muito, mas muito apressado.

Eu entendo de introversão e fobia social melhor do que ninguém, mas se ela faz comigo o que fez com a Sola, não olho mais na cara da pessoa. E todas as atitudes dela são muito detestáveis. Sabe aquela pessoa que é inteligente e gosta de corrigir tudo e todos por causa disso? Então, é ela.

Por isso, a motivação principal para essa história estar acontecendo já me causou desgosto, porque a Sola é um raio de sol que merecia mais. Muito mais.

Resenha: Nevasca

Achei bonitinho o quanto os amigos se desdobraram para ajudar a Stevie (ainda que ela tenha uma personalidade péssima que não faça por merecer); e é nesses desdobramentos que vamos conhecendo as outras histórias.

Kaz e Porsha. E.R. e Van e Eric. Jordin e Omari. Jimi e Téo. Ava e Mason.

Apesar da correria das histórias, acho que o que faltou nelas não foi desenvolvimento, mas sim profundidade. Em contos assim, eu acabo preferindo ler instalove do que relacionamentos passados. Sinto que dá para transmitir mais emoção em uma coisa momentânea do que uma que vem de longa data - e, aqui, todos eles têm essa coisa em comum. O coração partido. A reconstrução de alguma coisa. Uma declaração que se segurou por tempo demais.

Kaz e Porsha, por exemplo. Ele é apaixonado por ela, mas é aquele amigo apaixonado chato e ciumento, sabe? E ela é insensível com um monte de coisa relacionada a ele. Não gostei, não senti nada pelos dois, e achei que se atropelou ali no final.

E.R. e Van e Eric é uma confusão porque tem muita coisa acontecendo com três personagens, então as informações só são jogadas sobre a gente e mal dá tempo de assimilar os sentimentos da E.R. e as decisões que ela toma antes de passarmos para o próximo conto.

Jimi e Téo acabaram sendo... Ok. É bonitinho a coisa de eles terem se magoado e se reencontrarem num momento tenso para os dois, mas, de novo, eu não consegui sentir nada pelo casal porque as informações só foram contadas e não transmitidas. Dá pra entender o que eu tô querendo dizer?

Para não dizer que eu fui chata com tudo e não gostei do livro todo, teve sim dois contos que eu amei - e chuto que foram escritos pela Angie Thomas e pela Nicola Yoon, pela ambientação e o jeitinho de desenvolver o romance. Posso estar errada, e aí o mistério me mata!

Jordin e Omari têm um problemão em uma rodovia, com o trânsito caótico por causa da nevasca. E é nesse problemão que eles acabam precisando confrontar um beijo inesperado que rolou entre os dois.

É fofo, porque é uma coisa simples. Envolve sim uma amizade cultivada há muito tempo, mas acaba funcionando por causa do fator inesperado e por ter sido tão abrupto. Então é um conflito "fácil" a se resolver, e acaba gerando interações divertidas entre os dois.

Mason e Ava terminaram um relacionamento. Ele diz que foi ela que terminou. Ela diz que foi ele. O motivo é uma coisa boba e até cômica, depois de tantos dramas grandiosos que não convencem. Eu adorei os dois porque são genuinamente divertidos e têm uma relação adorável, mesmo com as picuinhas.

Resenha: Nevasca

Apesar de não ter funcionado comigo, acho que o público adolescente vai adorar o que vai encontrar aqui. O livro realmente fala com a juventude, principalmente a juventude preta; traz representatividade e diálogos fortes sobre amor, pertencimento e família.

A edição da Seguinte ficou muito bonita. Tem o mesmo formato e estilo de diagramação de Blackout, então lado a lado é uma fofura de ter na estante. A tradução da Karine Ribeiro também tá ótima, com boas adaptações para o português.

Nevasca é uma leitura rápida para quem ama romance contemporâneo. Em uma noite tempestuosa de neve, muitos amores, desencontros e revelações podem acontecer.

Sinopse: A quatro dias do Natal, a cidade de Atlanta se vê coberta de neve. E Stevie se vê prestes a perder a namorada para sempre. Afinal, Sola deu um ultimato: se Stevie não compensar o grande erro que cometeu até a meia-noite, o relacionamento das duas terminará de vez. Stevie nunca foi de fazer grandes gestos românticos, mas dessa vez terá que caprichar. Para isso, ela vai contar com a ajuda de seus amigos, cada um responsável por uma pecinha do grande plano para reconquistar Sola. O que eles não esperavam era ter que lidar com seus próprios sentimentos, romances mal resolvidos ― e com a neve que não para de cair.

Titulo original: White Out
Autoras: Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Nic Stone, Angie Thomas, Ashley Woodfolk e Nicola Yoon
Editora: Seguinte
Tradução: Karine Ribeiro
Gênero: Romance contemporâneo | Contos
Nota: 2,5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo