Resenha: As Garotas de Grimrose - Laura Pohl - Queria Estar Lendo

Resenha: As Garotas de Grimrose - Laura Pohl

Publicado em 6 de out. de 2023

Resenha: As Garotas de Grimrose - Laura Pohl

As Garotas de Grimrose é uma fantasia urbana que re-imagina contos de fadas em um internato bem reservado lá na Europa. Escrito por Laura Pohl e lançado aqui pela Editora Gutenberg (que enviou este exemplar em cortesia!), explora as vidas de garotas que não estão nem um pouco próximas dos seus finais felizes.

Se gostou desse livro, pode gostar de conhecer:

Na Académie Grimrose, estudantes privilegiados do mundo inteiro vivem em isolamento num recanto da Suíça. Só as famílias mais ricas conseguem bancar o internato, e é para lá que seus filhos vão passar o ano inteiro.

Deveria ser um lugar seguro, mas uma garota morreu. Alguns dizem que foi suicídio, mas suas melhores amigas não acreditam nisso. Rory, Ella e Yuki têm certeza de que alguma coisa terrível aconteceu com a sua amiga. Só não sabem exatamente por onde começar a investigar.

Com a chegada de uma nova aluna - Nani, que se muda para o quarto das garotas e passa a conviver com elas - acontecimentos tenebrosos começam a acontecer pela escola. O que parecia um acidente de repente se torna a primeira morte de uma cadeia de mortes terríveis. Aos poucos, esses incidentes se aproximam das garotas; se elas quiserem sobreviver, vão ter que descobrir o que está acontecendo na Académie Grimrose.

Nani não sabia como se sentir quanto a viver em um lugar que tinha pertencido a uma garota morta.

As Garotas de Grimrose é uma espécie de Pretty Little Liars com vibes de conto de fadas.

A história dessas quatro garotas conectadas por uma morte misteriosa se desenrola através das histórias paralelas que elas vivem na academia. O que deveria ser só um ano letivo comum se torna uma corrida contra o tempo para entender o que está acontecendo ao seu redor - e quem é a próxima.

Eu gostei de como a autora desenvolveu o suspense e a questão com os assassinatos. Porque eles se tornam isso, assassinatos. Antes, podia ser coincidência. Mas os horrores em Grimrose só começaram, e se tornam maiores com o passar do tempo. Bem aquela coisa de "ninguém está seguro" ao redor dessas meninas, o que também as coloca como potenciais alvos.

Resenha: As Garotas de Grimrose - Laura Pohl

Eu queria ter visto um pouco mais da parte fantástica. Acho que ela foi introduzida muito tarde em uma história que acaba dependendo de entendê-la. É um elemento importante, mas ele aparece de maneira solta no decorrer da trama. Poderia ter rendido muito mais.

Madrastas más, fadas cruéis, princesas brilhantes. Um maldição e um beijo.

O desenvolvimento das quatro protagonistas foi bom. Elas eram personagens muito interessantes, mas queria ter visto um pouco mais de cada uma do que só ouvir falar do que estava acontecendo com as relações entre elas.

O mundo tem medo de garotas que sabem o que querem.

Uma personagem que eu adorei cada momento que tive com ela foi a Svenja. Quando descobri quem ela representava no mundo dos contos de fadas, fiquei em surto. Perfeito pra história dela, ainda que de  coadjuvante. Seus trejeitos, sua personalidade, é tudo muito vivo e eu quero muito ver mais dela na sequência.

Por falar em sequência, achei o gancho do final muito bom! Ele resolveu um conflito, mas apresentou outro ainda maior. Deu profundidade para o que as garotas de Grimrose têm que enfrentar, e com certeza segura a tensão para vermos como a história vai se resolver.

Resenha: As Garotas de Grimrose - Laura Pohl

A ambientação é muito bem feita. Te coloca entre os corredores desse grande castelo numa região remota, e constrói a sensação de isolamento bem demais. Você sente que as garotas estão por conta própria - seja pelo abandono da família, pelos problemas que carregam, pelos medos que escondem.

- São alegorias do que acontece na vida real. Garotas são agredidas e morrem. É um aviso para viver de  maneira casta. Se você é uma boa menina, você sobrevive.

A edição da Gutenberg tá muito bonita. Adorei que mantiveram a capa original, porque a arte é maravilhosa! A preparação e revisão de texto também estão ótimas, e a tradução de Solaine Chioro ficou excelente.

As Garotas de Grimrose foi um bom começo para essas releituras sombrias de contos de fadas ainda mais sombrios. Quero muito ver para onde a história vai caminhar, e como vai entregar a resolução dos conflitos e horrores que elas encontraram por aqui.

Sinopse: Após perderem sua melhor amiga de forma misteriosa, Ella, Yuki e Rory se tornam o principal assunto em sua escola de elite, a Académie Grimrose. A polícia determinou a morte de Ariane como suicídio, mas o trio está determinado a descobrir o que realmente aconteceu. O ano letivo acaba de começar, e Nani Eszes, recém-chegada ao colégio, se torna a nova colega de quarto das garotas. Apesar da desconfiança inicial, elas logo são obrigadas a se unir, pois uma série de eventos sinistros passa a aterrorizar os alunos. Até que, enquanto investigam os últimos dias de sua amiga, as garotas descobrem um segredo obscuro sobre Grimrose: Ariane não foi a primeira garota a morrer na escola. Logo elas descobrem que as mortes do passado estão conectadas a antigas maldições de contos de fadas. Pior: seus próprios destinos estão ligados às histórias, condenando-as a finais terríveis e brutais… a menos que consigam quebrar o ciclo de uma vez por todas. As garotas de Grimrose é o primeiro volume de uma sombria e eletrizante duologia sobre quatro heroínas de contos de fadas reimaginadas como você nunca viu. Será que elas conseguirão quebrar as maldições antes que seja tarde demais?

Título original: The Grimrose Girls
Editora: Gutenberg
Autora: Laura Pohl
Tradução: Solaine Chioro
Gênero: Fantasia urbana
Nota: 3,5


Um comentário:

  1. Evaldo de Araujo26.11.23

    Oie!
    Gostei muito da sua resenha!
    Mas admito que não curti muito esse livro, especificamente por causa da personagem que você descreve como preferida sua.
    O livro ele tem muita representatividade LGBTQI+ na história, no entanto acredito que ela pesou a mão colocando a Svenja como "O REPRESENTANTE" do conto de fadas.
    Tirando isso, a história é boa.
    Outra coisa que me cansou um pouco, essa edição da Gutemberg tem MUITO ERRO, mas MUITO erro de português! As vezes impressão que tive, que não foi revisado.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo