Resenha: V de Vingança - Alan Moore e David Lloyd - Queria Estar Lendo

Resenha: V de Vingança - Alan Moore e David Lloyd

Publicado em 18 de dez. de 2023

Resenha: V de Vingança - Alan Moore e David Lloyd

V de Vingança é um dos mais icônicos e referenciados quadrinhos dos últimos tempos. Alan Moore e David Lloyd criaram um clássico moderno em uma história de vingança e anarquia.

Mais histórias para quem curtiu essa:

O futuro não é nada promissor para a liberdade. A Inglaterra vive uma ditadura fascista desde que o mundo vivenciou uma guerra nuclear. Reconstruída, ela agora é comandada por divisões governamentais que formam a "cabeça" da liderança.

E uma figura misteriosa começa a caçar os figurões do governo, eliminando corrupção e crime com a promessa de um ato triunfal em razão da anarquia. Esse novo mundo precisa voltar a reconhecer a liberdade, e V está determinado a ser a porta para isso acontecer.

O barulho é relativo ao silêncio que o precede. Quanto mais absoluta a quietude, mais devastadoras as palmas.

V de Vingança é uma leitura bem impactante. O quadrinho é movido a traços brutos e grandes dilemas sociais e políticos, e apresenta essa distopia aterrorizante que não parece tão distante de muitos governos que vemos se formando hoje em dia.

A construção do universo fascista que dominou a Inglaterra se dá através dos personagens e de comentários do anti-herói (para alguns, vilão; para outros, herói; para ele mesmo, não sei se sei dizer). Na minha concepção, anti-herói. V tem ideais radicais que pendem para o lado humanitário.

Os personagens que enchem a trama são, em sua maioria, figuras do governo. Conhecemos os bastidores dessa tirania opressora através dos títeres que controlam as cordas da liberdade. Pessoas corruptas, violentas, criminosas. Um antro de podridão que V começa a destruir peça por peça.

Ideias são à prova de balas.

A cegueira e medo e alienação da população são amplamente representados através de uma personagem, que é a Evey. Ela é resgatada pelo V logo no começo da história, de uma situação brutal que nasceu do cenário em que ela era forçada a viver, e passa por grandes transformações no decorrer da trama. De vítima a cúmplice a vítima mais uma vez, e finalmente outra peça importante para a narrativa.

Resenha: V de Vingança - Alan Moore e David Lloyd
Resenha: V de Vingança - Alan Moore e David Lloyd

Eu só conhecia V de Vingança através do filme. Ele tem seus méritos de adaptação, mas acho que perde um pouco do peso em algumas mudanças que fez.

O quadrinho é muito mais seco, nu e cru sobre o que está querendo dizer. Em um mundo onde o conservadorismo e o fascismo ainda existem e imperam com força, uma história como essa, que deveria ter ficado como crítica do passado, ainda se faz muito atual.

Resenha: V de Vingança - Alan Moore e David Lloyd

Eu recomendo demais a leitura de V de Vingança para quem gosta de tramas políticas fortes e reviravoltas emocionais de pegar no fundo do psicológico. Quando termina, deixa um gosto agridoce na boca. Como todas as bocas histórias de revolução fazem.

Sinopse: Uma poderosa e aterradora história sobre a perda da liberdade e cidadania em um mundo totalitário bem possível, V de Vingança permanece como uma das maiores obras dos quadrinhos e o trabalho que revelou ao mundo seus criadores, Alan Moore e David Lloyd. Encenada em uma Inglaterra de um futuro imaginário que se entregou ao fascismo, esta arrebatadora história captura a natureza sufocante da vida em um estado policial autoritário e a força redentora do espírito humano que se rebela contra esta situação. Obra de surpreendente clareza e inteligência, V de Vingança traz inigualável profundidade de caracterizações e verossimilhança, em um audacioso conto de opressão e resistência.

Título original: V for Vendetta
Editora: Panini
Autores: Alan Moore e David Lloyd
Tradução: Helcio de Carvalho e Levi Trindade
Gênero: Distopia
Nota: 5


2 comentários:

  1. Oii, tudo bem?
    V de Vingança é um quadrinho que tenho muita vontade de ler, entretanto, fico enfiada no romance e na fantasia e não consigo sair. E por ele tem essa carga mais pesada tenho que estar com a mente boa.
    O problema de filmes baseados em livro é isso, sempre deixam algumas coisas importantes passar. Por isso amo os livros, são completíssimos.

    Até mais!
     www.relatosdalih.com.br 💜

    ResponderExcluir
  2. V de Vingança é um dos meus filmes favoritos da vida, mas acredita que ainda não li a HQ? Shame on me!
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo