O que é cozy fantasy? (e exemplos de leituras) - Queria Estar Lendo

O que é cozy fantasy? (e exemplos de leituras)

Publicado em 14 de fev. de 2024

O que é cozy fantasy (e exemplos de leituras)

Um tipo de fantasia que tem crescido muito entre leitores é a cozy fantasy - ou fantasia aconchegante, do brasileirês. Hoje é de falar um pouco sobre: o que é cozy fantasy? (e exemplos de leituras).

Tem vários posts aqui no blog falando sobre fantasia! Vem conferir:

Nós adoramos histórias grandiosas de fantasia, mas também nada melhor do que uma leitura que não prometa grandes aventuras. É aí que entra a nossa querida cozy fantasy.

O que é cozy fantasy?


A cozy fantasy nada mais é do que uma história de fantasia que vai deixar seu coração quentinho. Cozy é um termo pra aconchegante, então é aquela leitura que vai parecer um abraço que conforta e te deixa em segurança. Tem muitos livros que se encaixam nesse tipo de categoria, e ela está ficando maior com o passar do tempo.

Porque às vezes tudo o que a gente mais quer é uma história fantástica que abrace a gente e diga que vai ficar tudo bem. Nada de apocalipse, nada de profecias, nada de guerra. Só uma pequena aventura querida que termina bem.

O Hobbit, de J.R.R. Tolkien, é uma grande cozy fantasy. Sim, tem aventura e tem até mesmo guerra, mas a narrativa não engrandece isso. Afinal de contas, ele escreveu esse livro para o filho dele, uma criança na época. Histórias infanto-juvenis têm muito de cozy fantasy, e a gente tem que lembrar disso.

Mas também tem muito livro adulto que se encaixa na categoria! T.J. Klune é um grande escritor desse tipo de história; A Casa no Mar Cerúleo é um título bem famoso de fantasia aconchegante, porque faz exatamente o que a gente espera: abraça a gente com a sua história e diz que vai ficar tudo bem.

O que é cozy fantasy (e exemplos de leituras)

Que outros exemplos eu posso procurar pra conhecer mais da cozy fantasy?


Aqui vai uma listinha bem singela de títulos que a gente ama (e que também fazem parte de outras vertentes da fantasia, tipo a romantasia - que acaba sendo uma espécie de cozy fantasy):


Lembrando que esse não é um gênero literário. Ainda não, pelo menos. Assim como a romantasia, usa muitas convenções do gênero fantasia e adiciona estilos narrativos únicos para se tornar uma coisa à parte.

A cozy fantasy pode acontecer dentro da alta fantasia, da fantasia urbana, da fantasia medieval, e por aí vai.

Aproveita o post pra indicar sua cozy fantasy favorita!

2 comentários:

  1. Anônimo15.2.24

    Será que poderíamos classificar cozy fantasy como um sub-género?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oficialmente, não. Para ser sub-gênero, tem que obedecer regras dos gêneros primários, e a cozy fantasy é só um estilo de narrativa (assim como a romantasia). Futuramente, talvez se estude mais a respeito e passe a ser tratada como um.

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo