Cidade de Jade é o primeiro volume da trilogia de Fonda Lee, e chegou aqui no Brasil pela Editora Alta Novel (que cedeu este exemplar em cortesia). Um primor narrativo que envolve fantasia, kung fu e legado.
Se gostou desse livro, pode curtir:
É na cidade de Kekon que se encontra jade, um minério mágico capaz de conduzir, pelo corpo de uma pessoa, energia suficiente para torná-la poderosa; mas, para usá-la, você precisa conseguir resistir aos impulsos e, principalmente, precisa carregar em você o legado da jade.
A família Kaul é uma que carrega esse legado há anos. Eles usam e sempre usaram a jade para aprimorar suas habilidades e treinar guerreiros que vão conduzir o poder através de gerações futuras. O problema é que seu legado está em perigo porque uma nova e poderosa droga está correndo pelas ruas. Uma que permite que qualquer pessoa use a jade a seu bel prazer, sem o cuidado e sem a honra que o minério exige.
Junto com a droga, a tensão de uma guerra civil atravessa a cidade, prestes a eclodir. O resultado dela vai determinar qual dos clãs vai continuar reinado sobre a cidade de jade.
Com um leque de personagens e uma infinidade de tramas e sub-tramas, Fonda Lee entrega um excelente primeiro livro para essa saga de fantasia.
Cidade de Jade é uma leitura densa, em alguns momentos. O começo dela, principalmente, exige paciência porque, como toda história de fantasia, está te apresentando os mundos, os termos, a coleção de personagens que vai desenvolver aquela trama.
O clã Kaul é maravilhoso em todos os sentidos, de carregar carisma a trazer personagens de moral dúbia para acrescentar um pouco de tensão na trama. Onde o líder, Lan, é honra e cautela acima de tudo, Hilo, seu irmão, é a energia da jade em todo o seu vigor, ansiando por agir antes de pensar, mas sempre obediente ao seu comandante. Tem também o acréscimo da irmã deles, Shae, que vem depois de um "exílio" por ter se unido a um gringo; com o fim da relação, restou a ela voltar para casa e tentar se reconstruir sob uma sombra de quem era.
O poder corria em sua família, assim como a loucura.
Quando a gente acha que está do lado deles, no entanto, o Clã das Montanhas toma o protagonismo e apresenta outra coleção de personagens igualmente complexa e poderosa, com uma líder de pulso firme e estratégia de mestre.
Como uma amiga comentou, Cidade de Jade é O Poderoso Chefão, mas com kung fu.
O sistema de magia é fascinante desde a apresentação. Conhecemos o poder da jade através de dois personagens que não fazem parte desses clãs, e entendemos, pelo desespero, pela tensão, pelo horror, o custo que é chegar perto dessas pedras e tê-las incrustradas na pele.
Com a passagem da história, vamos entendendo um pouco mais sobre o funcionamento do poder da jade e também o perigo de expor pessoas que não podem usá-la a ela. O arco de corrupção que ela oferece, e também o poder destrutivo de tirá-la das terras à qual ela pertence, leva a história para questões exploratórias e também para os horrores de outras potências querendo controlar o que pertence a uma nação.
Fonda Lee constrói em Cidade de Jade uma história sobre poder e o preço dele; tanto na guerra civil quanto na droga que tem ganhado força quanto também no horror estrangeiro que pode ameaçar toda a ordem local.
Era sangue, treinamento e um clã que geravam um guerreiro de jade.
A tradução de João Pedroso ficou muito boa. A diagramação do livro me deu um pouco de agonia. É um texto bem grande enfurnado em um um espaçamento mínimo e letra menor ainda; nem um pouco confortável de ler. A capa poderia ser melhor, também; uma adaptação da capa gringa teria combinado melhor com a história, achei essa muito simplória.
Se você gosta de livros com personagens poderosos e de moral cinzenta, sistema de magia rico e reviravoltas emocionantes, Cidade de Jade é a leitura perfeita.
Sinopse: Kekon é o único lugar no mundo onde é possível encontrar jade, um minério mágico capaz de conceder capacidades sobre-humanas a uma pequena parcela da população. Uma rocha natural que já foi extraída, negociada, roubada e pela qual muitos já morreram. Por séculos, guerreiros Ossos Verdes honrosos como a família Kaul a usaram para aprimorar suas habilidades mágicas e defender a ilha de invasões estrangeiras. Agora, a guerra acabou e uma nova geração Kaul compete pelo controle da borbulhante capital de Kekon. Tudo o que importa é proteger o povo, acuar o mercado clandestino de jade e defender os distritos sob sua proteção. As tradições do passado têm pouco espaço nessa nação que muda a cada instante. Quando uma nova e poderosa droga que permite que qualquer um ― até mesmo estrangeiros ― use jade entra em cena, a tensão irrompe entre os Kaul e os Ayt, uma família rival, e abre espaço para a violência declarada. O resultado dessa guerra de clãs determinará o destino de todos os Ossos Verdes ― e de Kekon como um todo.
Título original: Jade City
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!