A diferença entre terror e horror - Queria Estar Lendo

A diferença entre terror e horror

Publicado em 31 de out. de 2022

A diferença entre terror e horror

Hoje é dia de post informativo, aproveitando a data especial. Você sabe dizer a diferença entre terror e horror? Apesar de parecidas, e de estarem dentro dessa temática que envolve o macabro e o aterrorizante, são gêneros diferentes. E hoje vou explicar um pouco mais do porquê.

Listas de leituras para conhecer:

Quando pensamos em terror, pensamos em uma coisa mais abstrata. O horror, por outro lado, é mais palpável. O terror mexe com o sobrenatural, o horror mexe com o choque, o grotesco.

A diferença entre terror e horror


O terror de Lovecraft, de Stephen King, de Shirley Jackson envolve o desconhecido; coisas que não podemos explicar, que existem além da nossa compreensão. O medo em sua mais própria representação.

O horror é aquilo que horroriza, que livra quem o vive de reações. É um gênero que explora mais da violência extrema, da carnificina, do grotesco. Enquanto o terror te assusta, o horror te perturba. Por isso temos termos como "terror psicológico" e "body horror" para tropos que são explorados dentro dos gêneros; o terror psicológico pode não ter ligação com o desconhecido, com o sobrenatural. Mas tem ligação com as emoções de terror e medo que permeiam a mente humana.

A diferença entre terror e horror

O body horror, por outro lado, é o extremo da violência na ficção. Clássicos do cinema como A Mosca (1986) e O Enigma do Outro Mundo (1982) se desenvolvem em cima desse tropo, de um horror que envolve mutações nojentas e sanguinolentas do corpo.

A ficção, quando desenvolve esses dois gêneros, se atrela a arquétipos e tropos para desenvolver as histórias de acordo com o que os gêneros pedem. Prisioneiros do Inverno, de Jennifer McMahon, é um terror sobrenatural e psicológico sobre bruxaria.

Hellraiser, a famosa franquia iniciada nos anos 80, e que ganhou um novo capítulo recentemente, é um grande exemplo de body horror. Seu horror vem muito da tortura física, do excesso de sangue e das cenas horrendas envolvendo desmembramentos e violência.

Na literatura, Saboroso Cadáver é um exemplo perfeito do horror nu e cru. Fala sobre um futuro onde o consumo da carne humana foi normalizado, e se tornou corriqueiro na sociedade. O que não exclui dela as coisas horríveis pelas quais os "pedaços de carne" são forçados a passar. O horror aqui é gráfico, violento, sanguinário; e é também psicológico, porque mexe com a mente do leitor e a coloca em lugares desconfortáveis e nojentos.

A diferença entre terror e horror

E tem também as misturas. Afinal de contas, a diferença entre terror e horror é tênue, e muitas vezes os gêneros se entrelaçam nas histórias. Stephen King é um exemplo disso; It: A Coisa é uma história de terror e de horror, porque envolve o medo e o choque. O Iluminado explora o medo e a violência, lado a lado, quando a família protagonista se muda para o Hotel Overlook.

A diferença entre terror e horror é a nuance da cena. Um som desconhecido vindo do sótão é terror; a revelação de um monstro morando ali é horror. O terror vai se relacionar ao medo. O horror, ao grotesco, à repulsa, ao sangue e violência. Mas não necessariamente é uma lei. Ao entrelaçar os gêneros e explorar outros tropos que eles podem oferecer, temos nuances e ondas que envolvem mais do que A e B para defini-los.

Aproveitando a deixa, eu separei uma listinha de leituras para conhecer mais de cada tipo de gênero.

Livros de terror:

Livros de horror:

Livros de terror e horror:

Lembrando novamente que a diferença entre terror e horror está no básico que envolve cada gênero. Mas temos que lembrar que os gêneros se misturam. Algumas histórias são sim apenas de terror ou apenas de horror. Uma grande maioria, no entanto, é um mix do melhor que cada gênero tem a oferecer.

Aproveitando a deixa, tem alguma indicação de terror ou horror pra deixar pra gente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo