Quais os tipos de Fantasia? - Variedades

fantasia é tudo igual?

É uma pergunta que eu sempre me fiz: quais os tipos de fantasia? 


Porque no começo eu sempre usei o termo "fantasia" para designar livros como Senhor dos Anéis e As Crônicas de Gelo e Fogo. Mas a verdade é que é tudo fantasia, contando que tenha um elemento fantástico. De Crepúsculo à Prince of Thorns, passando por Crepúsculo e Percy Jackson, é tudo fantasia.

Mas se é tudo fantasia, como classificar esses tipos de fantasia? Eu nunca soube fazer isso, então fiquei na minha. Eis que me deparo com uma discussão bastante similar em um grupo no Facebook, o Livros de Aventura e Fantasia - Skoob e por lá, o sr. Lauro (que eu não vou lembrar o sobrenome, se conhecerem me avisem para dar os devidos créditos!) simplificou de uma forma que eu achei exemplar! E também achei que, como eu e mais algumas pessoas naquele tópico tínhamos essa dúvida, outros também teriam.

E aqui estou eu escrevendo sobre!

Eu costumava dizer que fantasia não era o meu gênero literário preferido, mas a verdade é que os livros alá Senhor dos Anéis (ou seja, aqueles com pegadas medievais) é que não são. Então, nada mais digno do que entrar de cabeça e descobrir como diferenciar os tipos de fantasia.

De acordo com aquele tópico, existem 3 tipos de fantasia, o low, o mid e o high fantasy. Eles separam os níveis de fantasia de acordo com o mundo onde o livro está inserido.

Low Fantasy
Seriam os livros como Os Instrumentos Mortais e Percy Jackson, que trazem elementos fantásticos como fadas, vampiros, lobisomens, minotauros e deuses para o nosso mundo. Assim, a fantasia seria "baixa" porque ainda se passa aqui na terra, com cidades que existem e tudo o mais.

Tipos de fantasia - low fantasy

Mid Fantasy
Aqui já seriam livros como As Crônicas de Nárnia, porque são uma mistura de um mundo completamente novo com o nosso, assim como As Crônicas de Nárnia se passam tanto em Nárnia como na nossa terra.

High Fantasy
Aqui já é onde tudo é novo. Livros como Os Mistérios de Warthia e As Crônicas de Gelo e Fogo podem ser citados, já que são um mundo completamente novo e inventado pelo autor.

Tipos de Fantasia - High Fantasy

Essa é a explicação definitiva?

Não! Essa é uma das definições e eu decidi colocar aqui porque foi a que fez mais sentido pra mim. Existe uma grande discussão sobre isso, inclusive sobre como julgar cada obra para descobrir onde ela se encaixa.

Mas é sempre bom a gente conhecer alguma definição antes de sair falando por ai, né?

Tem gente, ainda, que defende a ideia de que High Fantasy (Alta Fantasia), por exemplo, é aquela que tem uma grande falta de realidade em suas histórias, outros que classificam Harry Potter como mid fantasy e não low fantasy por possuir um portal, e a discussão vai embora.

Mas como muitas pessoas ainda não tinham ouvido falar sobre ela, julguei que seria interessante pescar aquela dúvida antiga, que você até já tinha desistido de esclarecer, e voltar a perguntar: quais os tipos de fantasia?

Eu ainda fico na dúvida sobre como me referir a eles e estou destrinchando mais o assunto, buscando mais coisa sobre, mas queria saber de vocês: como vocês classificam a fantasia? Como vocês se referiam aos diferentes tipos? Já pararam para pensar nisso?

Share this:

, , , , , ,

COMENTÁRIOS

4 comentários:

  1. Eu nunca tinha parado para pensar isso!
    Eu só falava fantasia mesmo, hahaha. Mas acho que no fundo eu amo todos os tipos de fantasia não importa que sejam, épicas, místicas, góticas, científicas, heroicas, low, mid, high ou contos de fadas.
    Acho que deu para perceber que amoooo fantasia <3

    Amei o post.

    Beijão Bia :*

    ResponderExcluir
  2. Ahoy, ahoy!
    Achei ótimo o post, tem muita gente que ainda tem dúvidas sobre os tipos de fantasia existentes.
    Eu gosto de todos os tipos, mas tenho raiva quando o autor coloca nomes difíceis e não condizem muito com a história. G_G
    De uns tempos pra cá venho pegando certo receio de fantasias ao estilo Percy Jackson HAHAHAHAHA Li o primeiro de Heróis do Olimpo, mas parece que o Rick permanece no "mais do mesmo". :( Estou pegando certa raivinha de personagens adolescentes em sagas de fantasia hahahaha Mas acho que é só algo temporário mesmo (espero).
    E estou me interessando mais por fantasias com uma pegada "pesada", sabe? Tipo os livros do Bernard Cornwell.
    Enfim, ótimo post.
    Ponto pro SMU! HAHAHAHA <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelito,

      Estou pegando certa raivinha de personagens adolescentes em sagas de fantasia hahahaha Mas acho que é só algo temporário mesmo (espero). [2]

      E sobre fantasia mais "pesada" AMO MUITO!!!

      Só passei para falar isso mesmo, ahah

      :*

      Excluir
  3. Oi Bianca!!

    Pensei que esse post tinha sido escrito pela Denise, e que surpresa boa uhasuhasuhauh!
    Nem preciso dizer que super adoreeeei o assunto abordado né? Muito interessante!

    Realmente, existem vários niveis de fantasia né, é de se pensar e é dificil as vezes encaixar determinado livro. Mas concordo com sua classificação! Achei justa!

    Beijos!! Ótimo post

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!