Quais são os tipos de Fantasia? - Queria Estar Lendo

Quais são os tipos de Fantasia?

Publicado em 8 de jun. de 2022


Quais são os tipos de Fantasia? Quando falamos no gênero, muitas histórias vêm à nossa cabeça. Mas você já parou para se perguntar sobre os detalhes da Fantasia? O que faz uma história uma alta ou baixa fantasia? Quais as diferenças entre os sub-gêneros?

Aproveite para conferir mais textos sobre gêneros literários:

No post de hoje, vamos falar quais os tipos de fantasia. Com foco especial nos sub-gêneros mais comentados da ficção fantástica. E exemplos de livros em que você pode encontrar esses detalhes especiais e diferenciadores.

Vem com a gente conversar sobre essas histórias:

Essa era uma pergunta que eu sempre me fazia enquanto estava lendo. Afinal, quais são os tipos de Fantasia?


Porque no começo eu sempre usei o termo "fantasia" para designar livros como Senhor dos Anéis e As Crônicas de Gelo e Fogo. Mas a verdade é que é tudo fantasia, contando que tenha um elemento fantástico. De Crepúsculo à A Oração dos Miseráveis, passando por Crepúsculo e Percy Jackson, é tudo fantasia.

Mas se é tudo fantasia, quais são os tipos de fantasia? Eu nunca soube fazer isso, então fiquei na minha. Eis que me deparo com uma discussão bastante similar em um grupo numa rede social. E um dos membros do grupo simplificou de uma forma que eu achei exemplar! E também achei que, como eu e mais algumas pessoas naquele tópico tínhamos essa dúvida, outros também teriam.

E aqui estou eu escrevendo sobre!

Eu costumava dizer que fantasia não era o meu gênero literário preferido, mas a verdade é que os livros como O Senhor dos Anéis (ou seja, aqueles com pegadas medievais) é que não são. Então, nada mais digno do que entrar de cabeça e descobrir como diferenciar os tipos de fantasia.

Existem 3 tipos de fantasia principais, o low, o mid e o high fantasy. E mais duas que são comentadas dentro dos círculos de leitores. Eles separam os níveis de fantasia de acordo com o mundo onde o livro está inserido.

Quais são os tipos de Fantasia principais?


Quais são os tipos de Fantasia?

  • Low Fantasy (Baixa Fantasia)
Seriam os livros como Os Instrumentos Mortais e Percy Jackson, que trazem elementos fantásticos como fadas, vampiros, lobisomens, minotauros e deuses para o nosso mundo. Assim, a fantasia seria "baixa" porque ainda se passa aqui na terra, com cidades que existem e tudo o mais.

  • Mid Fantasy (Média Fantasia)
Aqui já seriam livros como As Crônicas de Nárnia, porque são uma mistura de um mundo completamente novo com o nosso, assim como As Crônicas de Nárnia se passam tanto em Nárnia como na nossa terra.

  • High Fantasy (Alta Fantasia)
Aqui já é onde tudo é novo. Livros como Os Mistérios de Warthia e As Crônicas de Gelo e Fogo podem ser citados, já que são um mundo completamente novo e inventado pelo autor.

E quais são os tipos de Fantasia extras?

  • Dark Fantasy (Fantasia sombria)
Como o próprio nome diz, essas histórias são macabras. Elas envolvem mais do elemento horror e terror em seus mundos fantásticos. E podem ou não se passar dentro de universos novos ou nos nossos. A Oração dos Miseráveis é um exemplo de fantasia sombria.

  • Science Fantasy (Fantasia científica)
Quase uma Space Opera, basicamente, porque usa os elementos da ficção científica com elementos fantásticos. É um mundo mágico, mas com tecnologia. Existe magia, mas num mundo científico. 

Essa é a explicação definitiva?

Não! Essa é uma das definições e eu decidi colocar aqui porque foi a que fez mais sentido para mim. Existe uma grande discussão sobre isso, inclusive sobre como julgar cada obra para descobrir onde ela se encaixa.

Mas é sempre bom a gente conhecer alguma definição antes de sair falando por ai, né?

Tem gente, ainda, que defende a ideia de que High Fantasy (Alta Fantasia), por exemplo, é aquela que tem uma grande falta de realidade em suas histórias, outros que classificam Harry Potter como mid fantasy e não low fantasy por possuir um portal, e a discussão vai embora.

Mas como muitas pessoas ainda não tinham ouvido falar sobre ela, julguei que seria interessante pescar aquela dúvida antiga, que você até já tinha desistido de esclarecer, e voltar a perguntar: quais os tipos de fantasia?

Aproveitando a deixa, vou deixar mais uma indicação para cada tipo de fantasia:


Eu ainda fico na dúvida sobre como me referir a eles e estou destrinchando mais o assunto, buscando mais coisa sobre, mas queria saber de vocês: como vcocês classificam a fantasia? Como vocês se referiam a quais são os tipos de fantasia? Já pararam para pensar nisso?

Quais são os tipos de Fantasia?

5 comentários:

  1. Eu nunca tinha parado para pensar isso!
    Eu só falava fantasia mesmo, hahaha. Mas acho que no fundo eu amo todos os tipos de fantasia não importa que sejam, épicas, místicas, góticas, científicas, heroicas, low, mid, high ou contos de fadas.
    Acho que deu para perceber que amoooo fantasia <3

    Amei o post.

    Beijão Bia :*

    ResponderExcluir
  2. Ahoy, ahoy!
    Achei ótimo o post, tem muita gente que ainda tem dúvidas sobre os tipos de fantasia existentes.
    Eu gosto de todos os tipos, mas tenho raiva quando o autor coloca nomes difíceis e não condizem muito com a história. G_G
    De uns tempos pra cá venho pegando certo receio de fantasias ao estilo Percy Jackson HAHAHAHAHA Li o primeiro de Heróis do Olimpo, mas parece que o Rick permanece no "mais do mesmo". :( Estou pegando certa raivinha de personagens adolescentes em sagas de fantasia hahahaha Mas acho que é só algo temporário mesmo (espero).
    E estou me interessando mais por fantasias com uma pegada "pesada", sabe? Tipo os livros do Bernard Cornwell.
    Enfim, ótimo post.
    Ponto pro SMU! HAHAHAHA <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelito,

      Estou pegando certa raivinha de personagens adolescentes em sagas de fantasia hahahaha Mas acho que é só algo temporário mesmo (espero). [2]

      E sobre fantasia mais "pesada" AMO MUITO!!!

      Só passei para falar isso mesmo, ahah

      :*

      Excluir
  3. Oi Bianca!!

    Pensei que esse post tinha sido escrito pela Denise, e que surpresa boa uhasuhasuhauh!
    Nem preciso dizer que super adoreeeei o assunto abordado né? Muito interessante!

    Realmente, existem vários niveis de fantasia né, é de se pensar e é dificil as vezes encaixar determinado livro. Mas concordo com sua classificação! Achei justa!

    Beijos!! Ótimo post

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Bianca.
    Sou da época que tudo era romance e era dividido entre ficção e não ficção hehe. Eu gosto de fantasia, mas vendo sua postagem não é de todas que eu gosto hehe. Hoje em dia o povo discute por causa de tudo, até pelo gênero que você gosta de ler te define mais ou menos leitor. Está até chato isso hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo