As minhas leituras favoritas de 2023 - Queria Estar Lendo

As minhas leituras favoritas de 2023

Publicado em 28 de dez. de 2023

As minhas leituras favoritas de 2023

Todo mês, no meu diário de leitura, eu separava um espaço para a leitura que mais tinha me impactado no decorrer dos dias. Agora, é hora de falar das minhas leituras favoritas de 2023.

Começando com Babel, da R.F. Kuang, que eu tinha altas expectativas e todas foram correspondidas. A Kuang pegou um moedor de carne e colocou meu coração dentro dele. Babel foi uma experiência emocional em todos os sentidos, e é um ode à tradução e à literatura e ao poder das palavras. Definitivamente a melhor escolha de leituras para começar 2023.

Falando em moedor de corações, o segundo favorito foi Musa dos Pesadelos, da Laini Taylor. É o fim da duologia que se iniciou em Um Estranho Sonhador e eu tinha postergado ler ele durante anos porque não queria ficar sem histórias inéditas da Laini (como estou agora). Mas valeu toda a dor. Musa é um livro lindo, lírico, emotivo. Me fez sorrir e chorar e ainda me deu de presente um easter egg maravilhoso.

Em sequência, A Filha do Doutor Moreau, da Silvia Moreno-Garcia. Esse aqui é um ótimo exemplo de female rage e, assim como Gótico Mexicano, merecia muito mais hype porque é espetacular do começo ao fim.

O quarto favorito foi uma fantasia aconchegante chamada A Sociedade Supersecreta de Bruxas Rebeldes, da Sangu Mandanna. Eu queria morar nesse livro, queria abraçar a Mika Moon, queria viver com essa família. É tudo tão querido que aquece o coração e te faz acreditar que o mundo é feito de arco-íris.

Falando em bruxas e aquecer o coração, O Castelo Animado, da Diana Wynne Jones, foi outro que me pegou de jeito. A história da Sophie e do Howl é tão divertida, criativa e querida que eu não consegui largar o livro até terminar, e terminei querendo mais.

Outro que também foi cozy e divertido foi Tress, A Garota do Mar Esmeralda, do Brandon Sanderson. O primeiro livro do Projeto Secreto a chegar aqui no Brasil é uma grande aventura em alto mar, com feitiçaria e uma garota corajosa salvando o dia.

Junto com ele, também favoritei Semente Originária, da mãe e rainha da ficção científica Octavia E. Butler. Um livro com female rage que fala sobre herança e legado de maneira brutal.

Saindo dos livros para as novelas, Beleza Monstruosa, da minha amiga pessoal Adrielli Almeida, me emocionou além da conta. Uma história com portas mágicas e garotas que amam garotas não poderia não ser favorito, né?

Outra romantasia entra em sequência aqui na lista, e é Mariposa Vermelha, da Fernanda Castro. Eu adorei a construção da atmosfera e a ideia de fazer um acordo com um demônio para logo em seguida se apaixonar por ele. E o final! Bom demais!

Brandon Sanderson volta a aparecer aqui com outro favorito, que foi The Frugal Wizard's Handbook for Surviving Medieval England. O segundo livro do Projeto Secreto que eu não esperei vir para o Brasil porque precisava ler o quanto antes. Um multiverso de mundos medievais à disposição para aluguel e aventuras. Quer coisa melhor?

As minhas leituras favoritas de 2023

Outro com título bem grande que eu também adorei foi The Southern Book Club's Guide to Slaying Vampires, do Grady Hendrix. Ele é uma comédia satírica sobre um grupo de mulheres sulistas que formam um clube de livros nos anos 80, e passam a caçar um vampiro.

Novembro foi um mês de poucas releituras, mas muitas releituras. E uma delas surge aqui como a maioral, que é Em Chamas, da Suzanne Collins. Revisitei meu amor por Jogos Vorazes e o segundo livro segue o melhor de todos.

Para finalizar, em Dezembro eu favoritei Foundryside, do Robert Jackson Bennet. Tem uma ladra sáfica ordinária, tem um soldado triste e cheio de traumas, tem uma chave falante. Como não favoritar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo