Tá rolando uma discussão nas redes a respeito do que o terror pode ou não pode trazer nas histórias. "O terror foi feito para deixar desconfortável", de fato: foi! Mas dá pra escrever desconforto sem apelar. Pensando nisso, hoje eu trago uma lista com livros de suspense, terror e horror que você deveria ler.
Era pra ser uma lista só de mulheres, mas acabei citando autores (trans, não brancos e até alguns padrões!) pra lembrar que tem muita história boa dentro desses gêneros, que perturbam sem apelar, quando saímos um pouquinho do óbvio.
Livros de suspense, terror e horror que você deveria ler
1) Fumaça Branca (Tiffany D. Jackson)
Nessa história, uma família se muda para o subúrbio. Esse bairro está sendo completamente revitalizado por uma construtora, e é chegando lá que as coisas começam a parecer estranhas. Como se eles não estivessem sozinhos na casa.
2) Chama Extinta (K.A. Cobell)
Esse aqui é um suspense investigativo com adolescentes. Se passa numa reserva indígena e começa quando uma garota é assassinada, apenas alguns meses após o desaparecimento da irmã mais velha de outra garota. Parece cada vez mais que alguém está caçando as meninas dessa reserva.
3) Gótico Mexicano (Silvia Moreno-Garcia)
Noemi se muda para o interior do México quando sua prima se casa com um figurão inglês. Quando chega lá, no entanto, o casamento repentino é o menor dos problemas, com coisas cada vez mais bizarras acontecendo no casarão isolado.
4) Saboroso Cadáver (Agustina Bazterrica)
No futuro, um vírus tornou toda carne animal incomestível - com exceção da carne humana. O governo liberou o canibalismo, e a indústria que cresceu a partir disso escancara a desumanização de certos grupos.
5) A Queda da Casa Morta (T. Kingfisher)
Com protagonismo não-binário, a história acompanha ume soldade que recebe uma carta da família Usher, por quem tem muito apreço. Eles pedem ajuda porque algo bizarro vem acontecendo em sua casa.
6) Temporada de Caça (Stephen Graham Jones)
Na trama, um grupo de amigos desobedece as regras da reserva indígena e caçam depois que a temporada de caça termina. Dez anos depois, alguma coisa começa a caçar um por um.
7) O inferno que nos persegue (Andrew Joseph White)
Um adolescente trans está tentando sobreviver ao culto religioso que o criou e doutrinou e, fugindo dele, encontra refúgio entre refugiados rebeldes do apocalipse.
8) A balada do Black Tom (Victor LaValle)
Nessa releitura de uma das histórias mais racistas de H.P. Lovecraft, o autor conduz a trama através do personagem Tom, explorando os horrores cósmicos em meio à críticas ao clássico do gênero.
9) Minha irmã, a serial killer (Oyinkan Braithwaite)
A história segue Korede, uma enfermeira que, até o momento, já ajudou sua irmã, Ayoola, a esconder o assassinato de 3 homens.
10) Sadie (Courtney Summers)
A história se divide entre a busca de Sadie pelo assassino da sua irmã e a busca de um podcaster por Sadie.
11) Laura Santos está matando estranhos (Karine Ribeiro)
Laura Santos tem a vida perfeita (para quem vê de fora). Mal sabem eles que ela tem um dom, e esse dom se torna mais macabro com o passar das suas conquistas.
12) A assombração na casa da colina (Shirley Jackson)
O livro da década de 50 acompanha quatro pessoas em sua estadia em uma casa mal assombrada e terminou por me conquistar.
13) O Beijo do Rio (Stefano Volp)
Um jornalista que vai investigar a morte de seu melhor amigo de infância, enquanto lida com visões desconcertantes, segredos perigosos e traumas do passado.
14) Imagens estranhas (Uketsu)
Através da análise de desenhos esquisitos, o livro te guia por uma trama de histórias interligadas e reviravoltas chocantes.
15) Pelas Entranhas (Triz Parizotto)
Nessa coletânea, três contos sombrios expõem os limites extremos do ser humano.
16) O Espreitador (Daniel Hartmann)
Do universo de Ordem Paranormal, três histórias abordam os horrores de monstros que nascem da imaginação de um escritor e dos piores medos.
17) Meninas selvagens (Rory Power)
Com um toque de body horror e uma vibe Aniquilação, essa história se passa numa ilha isolada do mundo, em quarentena depois que uma estranha doença se alastra pelas garotas da escola que existe ali.
18) Ás de Espadas (Faridah Ìbíké-Íyímídé)
A trama acompanha dois estudantes negros de um colégio de elite que começam a receber ameaças de uma figura intitulada Ases.
19) O Clube do Pesadelo (Bianca da Silva e Denise Flaibam)
Achou que eu não ia jogar um jabá aqui? Achou errado. Em 1999, cinco adolescentes se reúnem na aula de reforço para investigar a maldição que existe na sua cidade.
20) Prisioneiros do Inverno (Jennifer McMahon)
O livro se divide entre duas gerações e uma bizarra conexão que parece colocá-las no caminho de uma floresta sinistra.
Lembrando que a gente também tem posts com explicações da diferença entre terror e horror, além de listas de:
E aí, curtiu o post? Já pode montar uma TBR com ele pra outubro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!